Fonte do Sul Associação - Sustentabilidade e Ambiente, Aljustrel, Beja, Baixo Alentejo

Friday 5 August 2016

Sabão - troubleshooting: resolução de problemas

Muitos alunos do nosso workshop de cosméticos naturais começam a desenvolver os seus próprios produtos pouco tempo depois de terem participado, e muitos começam com bons resultados, mas às vezes há aquele sabão que desafia todas as probabilidades e não corre tão bem como esperávamos...

Talvez por consulta na internet, de conselhos pouco frutíferos, há quem tente colocar sabão no frigorífico. De facto colocar no frigorífico não serve de nada, o melhor é descartar a mistura cuidadosamente no lixo bem fechada em vários sacos.

Se a massa de sabão não atinge o traço, então temos que contar com uma solução extremamente cáustica com grandes potenciais perigos para a nossa pele, pelo que esta mistura deve ser manuseada sempre de luvas, e nunca devemos tentar usar um sabão que não chegou ao traço. 

Tentar salvar sabão, acrescentando mais água e soda cáusica pode resultar num produto de péssima qualidade, de alto grau de alcalinidade, que pode causar queimaduras graves na pele.

Salvar sabão é uma tarefa impossível, o mais importante é evitar que volte a acontecer.

Descobrir o que correu mal nem sempre é fácil, mas devemos analisar todos os factores, para descobrir o que falhou e conseguir melhores resultados numa próxima tentativa:
 
  1. Há que analisar os materiais utilizados, principalmente o tipo de azeite, já que por vezes somos enganados por umas misturas de óleos para tempero, que têm a côr do azeite, mas são óleos de temperar; se for azeite, de azeitona, está tudo bem.
  2. A soda deve ser, 98% hidróxido de sódio, a água deve ser destilada.
  3. Se tudo estiver bem com os ingredientes rever as pesagens no manual.
  4. Se até aqui tudo esteve bem então pode ter sido a temperatura dos ingredientes: a solução de soda cáustica e o azeite devem estar à mesma temperatura, entre 40 e 50 graus Celsius.
  5. Se tudo isto esteve bem, e o traço não foi atingido mais ou menos em 45 minutos já contando por cima, então talvez haja um instrumento descalibrado: balança ou termómetro.
  6. Por fim os materiais: nunca usar alumínio nem plástico mole ou madeira, usar plástico resistente ao calor, vidro, inox.
  7. Rever a receita, observar se todos os passos foram seguidos. e voltar a tentar com calma, optimismo, e sem distracções.

Se queres aprender a fazer os teus próprios produtos naturais e ecológicos, para melhor proteger o ambiente e a tua saúde, participa em um dos nossos workshops! Consulta a Agenda de formação e eventos.

No comments:

Post a Comment